terça-feira, 13 de julho de 2010

Admiração X Inveja


O tema da postagem dessa semana é de grande importância para todos os artistas e para as pessoas que de alguma forma, fazem alguma coisa que as destacam. Os que me conhecem bem sabem que danço desde criança. Ao longo da minha trajetória no mundo artístico sempre observei com tristeza a disputa perniciosa entre os colegas de profissão.
Gostaria de deixar algumas palavras para reflexão:
A arte é uma expressão da alma, portanto, o artista quando executa o seu dom está ofertando para o público o que há de mais divino nele que é a própria essência. Acho importante que a pessoa que observa tal expressão a receba também de forma sublime e com olhos puros.
Já vi excelentes artistas abandonarem o palco porque não souberam lidar com a inveja. Esse sentimento nada mais é do que uma admiração mal canalizada. Digo nessas linhas a todas as pessoas que são ou já foram alvo de inveja, que o invejoso não é digno de raiva, mas sim de pena, pois ele não consegue enxergar a si próprio, não consegue acessar e extravasar os próprios talentos, daí procuram diminuir e tirar de cena os que de alguma forma conseguem. A pessoa que encontra a sua própria beleza interior não precisa ficar buscando o reflexo dela nos outros.
Acredito que toda situação ruim oculta uma pérola, ou seja, uma experiência positiva. A inveja e a difamação servem muitas vezes para testar a confiança, a amizade e o amor das pessoas que consideramos especiais. Os “amigos” que se deixam influenciar por comentários invejosos de terceiros, não são dignos de permanecer no nosso ciclo de convivência.
Antes de reagirmos com raiva perante uma atitude invejosa, vamos nos lembrar que a inveja prejudica mais o invejoso do que o alvo dela. A inveja envenena de tal modo o mundo mental e emocional do invejoso, que acaba atraindo situações difíceis ou até mesmo desastrosas para a própria pessoa. Se observamos a vida de pessoas invejosas, veremos que seus caminhos parecem estar constantemente fechados, não progridem como gostariam... são insatisfeitas! Portanto, ao nos depararmos com esse tipo de atitude, eviemos amor, compaixão e sabedoria para a consciência dela, pois dessa forma não receberemos tal energia, como também estaremos ajudando a nível psíquico o desenvolvimento de um ser que precisa de ajuda... e de compaixão!

Yara Portes

7 comentários:

  1. Olá Yara,tudo bem?Adorei o seu texto e estou de acordo com cada palavra!Quem tem talento,brilho,amor próprio,amor pelo próximo,inteligência e Deus no coração,não perde tempo querendo o que é do outro,e faz por onde conseguir o seu espaço de forma digna,sem desejar o fracasso alheio!Porque nessa vida cada um tem aquilo que merece!

    Um grande beijo e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Este é um trecho do livro "O SER CONSCIENTE" do espírito Joanna de Ângelis.Psicografado por Divaldo P.Franco

    "...a inveja é fraqueza moral,a perturbar as possibilidades de luta do ser humano."
    " Ao invés de empenhar-se na auto-valorização,o paciente da inveja lamenta o triunfo alheio e não luta pelo seu;Compete mediante a trama da intriga e da maledicência;Aguarda o insucesso do adversário e fica feliz.”
    “Egocêntrico,não saiu da infância psicológica e pretende ser o único centro da atenção,credor de todos os cultos e referencias.”
    Insidiosa,a inveja é resultado da indisciplina mental e moral que não considera a vida como patrimônio divino para todos,a não ser para si mesmo.Trabalha,por inveja,para competir,sobressair,destacar-se.Não tem ideal,nem respeito pelas pessoas e suas árduas conquistas.

    Beijos e SUCESSO!

    ResponderExcluir
  3. Lindo o texto que vcs comentaram!Perfeito!
    É triste ver no mundo de hoje, que oferece tantos estudos interessantes que nos ajudam a transcender nosso lado negativo, pessoas apegadas a esse tipo de atitude! Realmente não são dignos de raiva, mas sim de piedade.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal o texto! Me lembrarei da mensagem qndo estiver de frente c/ gente invejosa, pq de fato é melhor sentir pena q raiva... =/

    ResponderExcluir
  5. É isso aí Veru!
    Pessoas que fazem alguma diferença não estão imunes a ela.
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  6. Oi Yara!
    Hoje que consegui escrever!
    Adorei esse texto!
    Acho que as coisas só nos atingem quando a gente se afiniza, vibra no mesmo nível. Portanto, como faço parte da Cia, estou sempre próxima a você e de todas, tenho certeza que somos um grupo tão unido, somos amigas, nos amamos, somos de certa forma uma família tb e sempre somos verdadeiras umas com as outras, acho que simplesmente esse tipo de energia não consegue entrar no nosso círculo, pois nem tomamos conhecimento desse sentimento, já que a gente não vive ele. Por isso, graças a Deus eu tenho certeza que nosso caminho é de muito sucesso, luz e alegria, pois somos imunes a essa energia negativa que pode vir de fora. Um presente só chega na gente se a gente o aceita.
    Beijooooooo pra vc!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. É isso aí, querida!
    Estamos imunes!!! rsrsrs...
    Bjs no coração

    ResponderExcluir