quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Origens


O Povo Cigano originou-se na Índia antiga. Compara-se o sânscrito, que era escrito e falado na Índia (um dos mais antigos idiomas), com o romanês, língua falada pelos ciganos. Na verdade o romanês é uma mistura do sânscrito, indi e pali. Chamados de 'povo das estrelas,' os ciganos apareceram há mais de 4.000 anos, ao Norte do país, na região de Gujaratna, à direita do Rio Send. O regime de castas e invasões constantes ao país, acabaram forçando este povo de espírito livre a uma migração que dura até os nossos dias.
Na saída da Índia, o povo se dividiu em 2 grupos: o Pechen que atingiu a Europa através da Grécia; e o Beni que chegou até a Síria, o Egito e a Palestina. A partir daí se subdividiram nos 7 grupos principais que temos hoje: Calon (da Península Ibérica), Kalderash (da Romênia), Moldowaia (da Rússia), Matchuawia (da Iugoslávia), Roraranô (da Turquia), Italiaia (da Itália) e Sibiaia (da Sérvia). Por onde este povo passou, deixou um pouco de sua cultura e assimilou um pouco da cultura desses países, daí a visível diferença que observamos na arte e cultura entre os clãs ciganos.
É interessante ressaltar que uma antiga lenda sobre sua origem conta que os ciganos teriam surgido do interior da Terra para um período de adaptação neste planeta, esperando que, um dia, possam regressar a seu lar.
Yara Portes

Nenhum comentário:

Postar um comentário